Será mesmo que a Igreja começou hoje? Será que ela começou no momento em que você se converteu, ou no momento em que sua denominação foi fundada? Por que documentos confessionais são importantes? Afinal, nós sempre temos um grupo de crenças e valores que dirigem as nossas vidas, e, elas estando debaixo das Sagradas Escrituras ou não, sempre terão um grande impacto na forma como vivemos. Este é o primeiro episódio da nossa série documental que conta sobre A Confissão de Fé de Westminster. A CFW é um dos documentos reformados mais importantes, que consolida não só o pensamento dos puritanos ingleses, mas de todo o labor teológico e prático do período da reforma protestante. Acompanhe, serão cinco episódios, lançados no mês de Outubro de 2023.
Qual a ligação entre a nossa perspectiva de confessionalidade com Martinho Lutero, a prensa elaborada por Gutenberg, uma rainha sanguinária e um rei que perdeu a cabeça? O movimento reformado é vasto e teve focos e manifestações em vários países da Europa a partir do século XVI.
Para o nosso documentário faremos, neste episódio, um grande resumo até o nosso foco de interesse, que é a origem do puritanismo inglês do século XVII. Desde a influência calvinista na Inglaterra até os conflitos entre o Parlamento e a coroa inglesa. Neste episódio, veremos o pano de fundo para que fosse convocada a tão famosa Assembléia de Westminster.
Uma igreja sem uma confissão é como um país sem um estatuto. Como uma nação sem leis, sem bases e sem acordos. A importância de uma confissão de fé para a comunidade cristã é crucial para que a identidade bíblica se mantenha e persevere diante das intempéries do tempo. Quando analisamos e descobrimos mais sobre tanto as circunstâncias em que a Confissão de Fé de Westminster foi elaborada quanto o próprio conteúdo dos parâmetros de Westminster somos grandemente edificados e incentivados a mantermos não somente a nossa confessionalidade bíblica, mas o profundo fervor pelo Evangelho que redime, transforma e envia.
Entender a profundidade de uma confissão de fé elaborada como a Confissão de Fé de Westminster é combater uma das características do ser humano moderno, que é o narcisismo. Neste episódio abordaremos como a CFW nos ajuda a enfrentar a fragmentação humana do tempo presente e o aparente desejo de negar “dogmas enfadonhos”.
Uma vez que entendermos a importância da confessionalidade, podemos olhar para a nossa própria história com sabedoria. Como denominação herdeira da confessionalidade de Wesminster, a Igreja Presbiteriana do brasil deve manter uma relação equilibrada e saudável com os símbolos de fé, sabendo que esses são auxílios na manutenção da unidade doutrinária. Sabemos dos desafios atuais para sermos Igreja do Senhor e vivermos o Evangelho, e tais exercícios de olhar para a tradição não devem nos afastar, mas, antes, nos impelir a uma maior profundidade bíblica e um grande fervor pela proclamação das boas novas em Jesus Cristo. Este é o quinto episódio de cinco episódios lançados sobre a Confissão de Fé de Westminters em outubro de 2023